terça-feira, 19 de maio de 2009

Últimas da noite!

Susana e eu estamos um tanto nos arrastando (ela, resfriada; eu, nesse estado macambúzio de quase-pós-mas-ainda-desarranjo misturado com uma dor que parece um rim dando sinal de que existe), mas ainda tivemos ânimo para ir até à praça de Cananéia ver um ensaio do grupo de fandango que vai disputar o Mapa Cultural no domingo. Não pensem que era muita a assistência: nós duas, o Guilherme, a Anna Carolina, a Sofia, o Mathias e a Ingrid! Foi muito gostoso ouvir a viola fandangueira e o machete (depois vcs ouvirão como é que o povo daqui fala, abrindo os "ê's" de um jeito bem característico!) e mais ainda dançar um bailado e uma cana verde - imagina que íamos perder a chance de aprender! O Guilherme morreu de rir e ainda inventou passos novos!

O Kaco, sempre solícito, lá foi em busca de um buscopan para me salvar... a bordo da sua bike, porque agora não se separa mais da magrela! Os dois (Susana e Kaco) são dos melhores companheiros de viagem que qualquer um poderia arrumar: ninguém se irrita, ninguém estoura, ninguém guarda mágoas e ambos falam o que têm de falar, na hora e do jeito certo. Nota 10!

E amanhã lá vamos em direção à Ilha do Cardoso - ficarão sem notícias por uns dias, mas guardados dentro do coração de cada um. Alguns se ressentem de saudades de casa - dizem-se "carentes" e chegam em busca de colo, é uma graça e eu devo confessar que muito gostoso!

Abraços grandes a todos!

2 comentários:

  1. Gente, para os ressentidos vai aí uma força e pensem que já está bem perto do fim. E olhem o céu, o mar, o rio, a mata "tudo em volta é só beleza" (Povo, essa é do Luiz Gonzaga, hein???). Nós todos aqui certamente estamos com saudades também (eu pelo menos estou, viu Malva, já falei). Mas vamos nos segurando na emoção do passeio e das coisas novas. Olhem lá o seu Romeu, o tubarão e todas as histórias que ouviram até aí e ouvirão até domingo.
    Força, Ana, melhore, mulher...Vá dormir, viu!! (Como disse o Jorge ao Mathias - muito bom!! Valeu jorge!!)Faça um mantra, pesne amplo e tome buscopan também, ne´??
    Beijos estamos aí com vocês de alma, pensamento, curtição e emoção. Prá cama todos, então.
    bjs e boa cotinuação
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Como assim ficar uns dias sem notícias? Agora que eu começo a me acostumar com esse monstro chamado blog? Sacanagem, meu...

    Sabem o que é mais legal? São os alunos assistirem, junto com seus professores, um fandango, bailado ou cana verde, inutilmente, ou aparentemente inutilmente, melhor dizendo, ou seja, sem que faça parte de um estruturado processo escolar. Assim: em geral, nós apenas nos interessamos pelas coisas do mundo se tivermos um resultado benéfico pessoal à vista.

    É como se a vida humana, e suas manifestações, bem como o mundo onde ele vive, fossem a cenoura pendurada na frente do cavalo que anda na direção daquela e, na realidade, não deveria ser nada disso. Uma jornada como essa, sem grandes pretensões formais declaradas, é uma grande oportunidade para todos manipularem as suas forças internas do querer! A vontade de fazer algo (assistir manifestações culturais, vencer desafios de todas as ordens, mas principalmente os físicos (pedalar muuuuuuuito),andar atrás de saber como as pessoas vivem, observar o clima, a geografia local, o trajeto, a fauna e flora, etc..) sem que alguém, ou alguma coisa institucional, formalmente exigir que se faça e, especialmente, sem recompensas pessoais, é um intenso exercício da vontade.

    Isso é como rara pérola (negra) de água salgada, nos mares dos processos educacionais que podemos observar, nos dias de hoje.

    E olhem que nem todos têm as mesmas reações! Nem todos vão assistir o bailado, nem todos têm a iniciativa de participar de tudo. Mas o germe fica, por intermédio da vivência.

    Desculpem....viajei na batatinha, como diz minha filha....Isso tudo para dizer que estou feliz de saber que meu filho, e todos os outros jovens do 11, estão podendo desfrutar desse processo tão valioso!

    Obrigado professores!

    Ivan

    ResponderExcluir