domingo, 17 de maio de 2009

Climas, ventos, marés, relevos e solos

Estamos trabalhando (somos Ariel, Anna Carolina, Pedro S. e Ingrid) com base em observações feitas durante o passeio a respeito de climas, ventos, relevos e solos, ou seja principais referências na construção do ecossistema local.

1° dia 14/05/2009
Sede do Parque Botelho – Subsede do Parque

Relevo: Ao sairmos do Parque Carlos Botelho, a mais ou menos 800 metros de alitude, subimos aproximadamente 7 km até chegarmos a 830 metros de altitude, o ponto mais alto do percurso.
Depois oscilamos entre subidas e descidas, para emfim terminarmos em uma longa descida.
Acampamos a 103 metros de altitude da subsede do Parque.

Clima: Nos 7 km em que subimos pedalando, a temperatura e a pressão subiram levemente.
Já na descida da Serra do Mar, a umidade do ar aumentou; a temperatura e a pressão subiram (o que entupiu o ouvido de muitos).
Também aconteceram muitas mudanças bruscas de temperatura dependendo de que face do morro estávamos - sul mais frio, norte mais quente.

Solo: O solo lá no alto di Parque Carlos Botelho era bem argiloso, o que se mateveem quanto descíamos, apenas mudando levemente para a arenoso.

2° dia 15/05/2009

Subsede do Parque Carlos Botelho - Registro

Clima: Pegamos um dia de muita chuva. Ou seja, o ar estava úmido, o céu fechado, tinha vento e estava frio.
Percebemos que ao saírmos da mata, e conforme a quantidade de árvores ia diminuindo, a umidade do ar, e consequentemente a intensidade da chuva, também diminuiram.

Relevo: O relevo também mudou muito durante o percurso. Enquanto estávamos na mata tinha muitas descidas e muitas subidas. Ao saírmos, descemos muito (algumas oscilações) para então fazermos uma longo subida até Sete Barras. Daí em diante, o caminho ficou praticamente plano (com exceção do limite entre as duas cidades, que eram cheios de subidas e descidas).
Mesmo ao longe notamos a diferença de relevo: no início, eram pequenos morros bem redondinhos, para terminarmos em uma planície (só com montanhas ao longe).
O relevo da cidade de Registro era bem irregular.

Solo : O solo era bem argiloso (passamos até por uma mina de argila).
Notamos a diferenciação do tipo da argila; na serra, era mais vermelha, e em Registro era preta.

3° Dia 16/05/2009

Registro - Iguape

Relevo: totalmente plano, tanto que as pontes eram arqueadas para não serem levadas pelas enchentes. Primeiro, por irmos o caminho todo acompanhando o rio; segundo, por estarmos em uma planície litorânea perto do nível do mar.

Clima: O ar estava úmido, pois além de estarmos perto do rio e indo em direção ao mar, havia chovido muito no dia anterior.
Um sol bem forte nos compensou a chuva da véspera. O vento durante o caminhho foi ameno, para no fim pegarmos um vento contra fortíssimo que diminuiu muito o nosso rítmo.

Solo: Quando estávamos perto do rio, o solo era de uma argila bem vermelha, totalmente molhada devido à chuva de ontem (ou seja, lama...). Quando nos afastávamos da margem, o solo se tornava mais arenoso, continuava bem úmido, mas era mais arenoso.

Grupo:
Ariel, Anna Carolina, Pedro Suares, Ingrid.