domingo, 17 de maio de 2009

Soundscape



O "Soundscape", grupo formado por Fabíola, Lucas e Vítor Felliti, estuda os sons de cada ambiente.

Gravamos os sons de cada lugar por onde passamos, depois juntamos tudo para ver a diferença e cada característica de cada lugar pelo qual pedalamos.


Em trechos de mata, como o Parque Carlos Botelho, escutamos sons de animais, córregozinhos, efeitos com o vento. Muito diferente de trechos de estrada, como o trecho do Parque até Registro, onde escutamos sons de carros e pessoas.


Nós nos excluímos do grupo para conseguir gravar os sons sem interferências, depois nos juntamos, ouvimos a gravação e criamos textos relatando o que ouvimos.

No primeiro dia da nossa viagem na cidade de São Miguel Arcanjo passamos pelo Parque Estadual Carlos Botelho, e atravessamos pedalando 33 km sentido núcleo de Sete Barras.


Nessa travessia, tivemos um grande contato com a natureza. Observamos magníficas paisagens, vivenciamos muitas experiências e principalmente ouvimos diversos sons, como pássaros cantando, corrdeiras e cachoeiras, e até o som de moscas e pernilongos que zumbiam quando ficávamos quietos.


Não vimos muitos animais, mas escutamos suavemente seus sons. Osom que a mata atlântica nos exibe é fora do comum. É olhar a paisagem e deixar soar o som de tudo o que ela tem a oferecer, como essa gravação.

(Repararam na borboleta na foto?!?)

Um comentário:

  1. Queridos alunos,
    Esse grupo poderá fornecer os momentos meditativos da jornada, que delícia! É claro q comparar os sons da mata com o do asfalto é covardia, mas q chance de apurar os ouvidos também para outros tipos de sons, os das nossas relações, por exemplo! E vcs ainda terão muitos ambientes sonoros para pesquisar, aproveitem mesmo!
    Um abraço da (ex) professora

    ResponderExcluir