terça-feira, 19 de maio de 2009

Coisas do dia a dia de cada dia

Acho que hoje acordei inquieta, com uma certa sensação de baixa produtividade, e quem está sentindo o efeito são os queridos alunos e alunas. Assim, imaginando que poderiam hoje dar um pulo de balsa até á Ilha Comprida e curtir um pouco mais da praia de ontem, tiveram a surpresa de que nada disso, que o dia é de trabalho!

Como são pessoas bacanas, e nem pensam em se aproveitar da minha lerdeza quase-já-pós-desarranjo (mesmo que tenham cochichado alguma coisa entre eles, que eu não nasci tonta... eu sei que vcs tão lendo, viu?), cumpriram todas as minhas orientações, e lá estão, neste momento, ouvindo uma palestra do IPeC que alguém relatará aqui em algum momento. O tema é o resgate de animais marinhos, e o pessoal que está apresentando, pesquisadores voluntários desse Instituto, é muito bacana.

De manhã estivemos no Museu de Cananéia, que aloja o maior tubarão branco já encontrado no mundo, com a sorte de lhe sermos apresentados pelo homem que o taxidermizou, famoso Seu Romeu, que alguns conhecem e outros precisam antes que não possamos mais. O Romeu é um caiçara da Ilha do Cardoso e ex-catador de caranguejo, que acabou de se aposentar do parque estadual. Taxidermista de profissão, extravaza carinho e emoção - contando que infelizmente não poderá ir conosco até o Marujá, como estava combinado, não conseguiu segurar as lágrimas. Foi muito bom termos pelo menos a sua presença durante o tempo de Museu. Era um dos meus maiores desejos, que a sala o conhecesse, e mesmo não sendo dentro do mangue, foi do lado do tubarão. Antes isso do que nada!

O trabalho de ecossistemas lá no Marujá, com a falta do Romeu, será conduzido pelo Uilton, filho do Ezequiel, que nos alojará; estaremos também em boas mãos!

O grupo da Zoologia hoje decidiu ser mais temerário e foram atrás dos animais in loco - atravessaram a balsa e tentaram alugar um barquinho a remos pra ver se achavam os ditos cujos por aí. Os demais grupos andaram pela cidade entrevistando e registrando o saber do povo de Cananéia, a sua geografia, os seus detalhes.

Hoje é o último dia tecnológico até à chegada a Paranaguá. Como amanhã temos de estar às 7h dentro do barco da DERSA, não sei quantos conseguirão de fato vir até aqui e registrar alguma coisa. Como o meu ímpeto "meu nome é trabalho" com o correr do dia foi se amainando, não sei o quanto conseguirei efetivar... Ainda por cima, temos o ensaio do teatro para fazer acontecer!

Hoje de manhã acordamos com a reportagem da viagem no Bom Dia São Paulo, e soubemos que a TVTribuna (Globo da região) vai ao nosso encontro na quinta-feira, em Cananéia. Quem sabe vcs afinal têm notícias antes da nossa chegada!

A quem está desesperado sem saber se o(a) filho(a) precisa ou não de um reforço financeiro, não precisa estressar não, porque podemos fazer contas na próxima semana, vamos dando um jeito por aqui!

E eu preciso muito, para fechar esse post que já vai longo, agradecer a confiança que vcs depositaram em mim para essa viagem - de vez em quando olho pra trás, vejo os trechos percorridos e fico achando que alguma coisa está fora do tempo e do lugar. Não são mais as mesmas pessoas, nem os mesmos sorrisos, nem as mesmas palavras, nem os mesmos olhares. O ritmo da bicicleta, a possibilidade de ver e ouvir o mundo em outra dimensão, age de maneira muito forte, vai se traduzindo nos comentários aqui e ali, entre uma pedalada e outra, quando um encosta e papeia um pouquinho, vai em frente e encosta em outro colega e papeia mais outro pouquinho... Alguma coisa está se modificando, se sutilizando, e eu espero poder estar levando de volta, junto com eles, crescimento e encantamento com o mundo em volta. Obrigada por poder estar assistindo a tudo isto de camarote!

Outra coisa muito bacana é ver como todas as coisas vão se encaixando, como nada fura e tudo se aprimora. Eu sei, estava eu dizendo ao Fábio acho que ontem à noite, que eu já estou viajando desde janeiro, e esta concretização parece às vezes muito óbvia, mas ainda assim o frio na barriga pinta entre escala e escala. A presença do André junto conosco, entrosando aos poucos, tem sido de uma liderança muito segura e atenta, percebendo e permitindo que os diferentes ritmos aconteçam sem, ao mesmo tempo, permitir que existam distanciamentos. Com a prática dos treinos, eu sei o quanto isso é difícil, e pelas mãos dele chega a parecer muito natural e tranquilo. O Aragon contribui com um bom humor insuperável, muito ao estilo dos meninos da sala. O comentário corrente é "vcs já sacaram que ele é vcs amanhã"?! E a Drielle, que mais quietinha conversa aqui e ali com uma das meninas, e dá um apoio que eu nem sei se ela está percebendo. Vc está, Drielle?!

O único "problema" são os projetos que, nessas conversas em cima da bike, vão aparecendo e querendo tomar forma, sabe como?

Grande abraço a todos da
Ana (bem mais inteira depois de dividir tudo isso com vcs!)

12 comentários:

  1. Aaaaii que sonhooo...
    estou acompanhando tudo por aqui, Ana.
    Estou amando muito.
    Muitas saudades.

    Beijos para todos,
    Rebekinha

    ResponderExcluir
  2. Querida Ana,

    Escrevi um montão de coisas sobre o seu post, mas perdi tudo(com um simples click fora de hora), e olha que estava inspirado!. Sou um semi-analfabeto nessa estória de blog! Putz..

    Mas quero dizer, ainda, que não me preocuparia com produtividade, se fosse você. Em algum lugar deste bendito blog, porque não sei onde escrevi,elenquei alguns benefícios (intrínsecos)que essa jornada está proporcionando para todos os alunos, fazendo uma referência à futura formação profissional deles, mas na verdade aplica-se ao processo de desenvolvimento dos mesmos como um todo, segundo o meu entendimento.

    Quero dizer que eu assisti, no sábado, a uma reportagem, na TVTEM, sobre a viagem de vocês. Estava muito bacana, apesar de não terem veiculado, em nenhum momento, o nome da nossa querida escola Aitiara. Falando nisso, alguém me confirme se meu dileto filho Diogo continua viajando com vocês, já que ele foi dos únicos a não dar o ar da graça na TV!

    Abraços e força nas canelas (como alguém já disse aqui, em algum lugar).

    Ivan

    ResponderExcluir
  3. Ivan: seu dileto filho Diogo continua viajando! COMO ASSIM na edição tiraram o nome da Aitiara??? Acho que eu falei umas 500 vezes! Pô...

    ResponderExcluir
  4. Pois é....abriram a reportagem falando, textualmente: ..."uma escola rural de Botucatu"...e blá, blá, blá.

    Não falaram o nome da escola. Apareceu apenas, rapidinho, a faixa escrito "cicloaitiara".

    Reclamem nessa próxima reportagem que vai ser feita.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma....cuidado com a comunicação....

    Vocês estão em uma porrada de sites, matérias, reportagens, inclusive da secretaria do meio ambiente do Estado de São Paulo. Esta última citou o nome da escola, mas li uma outra matéria que, além de não citar o nome, ainda, na chamada dizia que é uma escola pública, o que confunde mais ainda, se o negócio é identificar a Aitiara!

    Kd o assessor de imprensa desse projeto?

    rsrsrsrs...

    Mas tudo está valendo....e muito!

    ResponderExcluir
  6. ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....rindo aqui com o Ivan...isso mesmo, kd o assessor de imprensa??? Ivan, liga não..tb fiz isso ontem,,escrevi um monte e apertei a tecla errada...perdi tuuuuuuuuuuuuuuudo! Aí a inspiração já tinha ido por saco....

    Não vi nenhuma das duas reportagens, mas as amigas que viram, vieram me perguntar, assim: Hj vi uma matéria no jornal com uns meninos de uma escola que saíram de bike até o sul de SP, é a turma do seu filho?

    Ana, confesso meu orgulho e dizer que sim...é a turma do meu filho!

    O que antes era um certo temor, hj se concretiza em orgulho!
    Quem tem que te agradecer sou eu...somos nós!

    Muito obrigada por essa vivência proporcionada aos nossos queridos e queridas!

    O que o Ivan disse acima é certo, vcs estão numa porrada de sites...eu vi ontem. Aitiara...apareça!

    Bom, muito milhões de beijos cheios de saudades e abraços cheios de orgulho dessa turma querida!

    Beijos da Jaque!

    ResponderExcluir
  7. Vou confessar, me emocionei com o relato da Ana!!! Como disse a Malvina o futuro chegou, ou chegamos ao futuro, algo assim, nop sentido de que algo tão planejadom aconteceu...e com todo esse conteúdo de vida, de vivência!!! A rede globo e companhia que vão à favas...(td bem concordo com tudo o que Ivan e Bia disseram - tá propaganda é "a alma do negócio") Mas a melhor coisa é o relato da Ana e dos jovens, olhem com escrevem...Valeu moçada, já que tão lendo, é prá melhorar cada vez mais, gente!!!!Vivam todos vocês...
    bjs e bjs e muitas pedaladas, agora tá no fim. Vcs descansam em casa
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO
    A teacher Neca pede prá mandar um recado: ela não consseguindo postar um recadinho aqui no blog, mandou um e.mail prá Ana. então, pede, prá você, Ana, abrir seu e.mail e mostrar a todos. Ela tbém manda beijos.
    Neca by Fernanda (uau, ficou legal...)

    ResponderExcluir
  9. Sim..sim Fernanda, quando me referi ao orgulho que sinto...é justamente pela vivência dos caras e não por estarem na Globo ou seja lá onde for. Essa experiência amadurece e encanta a cada um, um dia após o outro...e isso é o que vale no resumo da ópera.

    No mais...continuem assim...muita pedalada emuita alegria a todos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ana,
    dá pra planejar a próxima em uma época minha?
    E que estou me roendo de vontade!!!
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  11. Queridas mães da turma do babador, ou do gargarejo, ou

    Queridas mães de Miss, ou Mister,

    Parem de chorar sobre o computador! Seus nenéns logo logo estarão voltando!

    rsrsrsrsrs

    Ivan

    ResponderExcluir
  12. Estou acompanhando (atrasada) o maravilhoso projeto de vocês daqui de São Paulo.
    Seu texto me emocionou, tenho certeza que todos estes alunos jamais se esqueceram destes momentos e de todo o aprendizado construído dia após dia. E mesmo os mais experientes, com certeza chegaram de volta à suas casas engrandecidos.

    Super abraço a todos vcs.
    Camila

    ResponderExcluir